O Voluntariado

O objectivo deste blog é divulgar o nosso Trabalho no âmbito da disciplina de Área de Projecto, de maneira a sensibilizarmos as pessoas em relação a uma realidade tâo importante: O VOLUNTARIADO!

30 de março de 2009

O voluntariado numa turma de 12º ano



Boa tarde a todos!
Pedimos desde já imensas desculpas pela nossa ausência mas, de facto, estivemos carregados de trabalho ao longo deste 2º Período. Aproveitamos então as férias da Páscoa para actualizarmos o nosso blog.
Como anteriormente tínhamos divulgado, realizámos um inquérito na nossa turma, não só para enriquecer o nosso documentário-vídeo, mas também, para fazermos um enquadramento de opiniões de jovens entre os 17 e os 20 anos acerca do voluntariado. Nesta sondagem participaram 16 jovens, e as perguntas feitas foram as seguintes:

1 - Já fizeste voluntariado?
2 - Achas que o trabalho voluntário é importante para a nossa sociedade?
3 - Pensas que o trabalho voluntário é divulgado da melhor forma?
4 - Conheces muitas instiuições onde possas fazer voluntariado?
5 - O facto de o trabalho voluntário não ser pago é motivo para que as pessoas não o façam?
6 - Serias capaz de te dedicar a uma causa do teu gosto, mesmo sabendo que não serias pago?
7 - Pensas que os jovens dão o devido valor ao voluntariado?
8 - Já sentiste necessidade/já foste ajudado por alguma instituição que envolva trabalho voluntário?
9 - É importante alertar a população para a importância do voluntariado?

À medida que fomos obtendo as respostas, ficámos bastante surpresos, pois constatámos que metade da turma já tinha desempenhado algum tipo de trabalho voluntário. Esta realidade é muito importante pois, tal como nós, há mais pessoas que se preocupam em ajudar os outros sem receber nada em troca. Quanto às perguntas 2 e 3,os resultados foram bastante claros, pois toda a turma achou que trabalho voluntário não era divulgado da melhor forma, e que este se revela de bastante importância para a sociedade. Alertamos então, para a necessidade de obter novas maneiras de revelar o voluntariado, até porque os resultado da pergunta número 4 também não foram animadoras pois, na verdade, 50% dos alunos da turma não conhecem muitas instituições onde se possa ajudar. em relação à pergunta 5, mais de metade dos alunos acham que o facto de o trabalho voluntário não ser recompensado com valores monetários, faz com que as pessoas não o queiram fazer. Contudo, constatámos que o total dos alunos que responderam ao inquérito seriam capazes de fazer trabalho voluntário. Verificámos que há a plena consciência de que não é dado o devido valor ao voluntário por parte dos jovens (apenas um aluno respondeu afirmativamente à pergunta 7). Ficámos felizes pois apenas uma baixa percentagem de colegas nossos sentiu necessidade de ser ajudado por uma instituição que envolva trabalho voluntário. Contudo, é importante relembrar a quantidade de pessoas que diariamente é ajudada por instituições desta estirpe. Por fim, todos os alunos acham fundamental que se alerte a população para a importância do voluntariado.

Para concluir, gostaríamos de dizer que o serviço voluntário é a forma mais nobre de se ajudar alguém. Não há benefícios monetários, mas é muito mais recompensante saber que estamos a ajudar, sendo úteis a quem mais precisa. Adquire-se maturidade e percebe-se que o que é realmente importante não é uma realidade palpável, é algo que sentimos, que nos faz felizes e com uma maior capacidade de agir e de estar disponível para ajudar quem precisa de nós!

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Continuem a divulgar o v/projecto, e que tenham muito sucesso

1 de abril de 2009 às 12:14  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial